0800 111 9165

beeeng@beeeng.com.br

Regiões metropolitanas de Campinas, Jundiaí e São Paulo

Laudo de estanqueidade ou ART?

Laudo-de-estanqueidade-ou-ART

Muitas vezes os responsáveis por edificações – sejam eles proprietários de suas casas, donos de estabelecimentos comerciais ou até mesmo funcionários em indústrias – têm a dúvida quanto ao tipo de documentação pertinente a ser recebida após a realização do teste de estanqueidade de gás, se ele deve possuir um laudo de estanqueidade ou uma ART registrada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). A resposta é: os dois!

O laudo de estanqueidade é o documento que fará o detalhamento do procedimento adotado pelo profissional e/ou empresa responsável da atividade executada. Este laudo trará várias informações, principalmente aquelas que garantem um bom critério de execução e o detalhamento dos trechos que foram realizados. Isso significa que este documento deve refletir o que realmente foi realizado.

Pode ser exemplificado, para esclarecer bem o assunto, da seguinte maneira: supondo que uma empresa seja contratada para fazer um teste de estanqueidade de gás somente do sistema comum da tubulação de gás de rua de um edifício – entre o cavalete de gás de entrada e os medidores – e não tenha sido contratada para fazer o teste das prumadas dos apartamentos – entre os medidores e os pontos de consumo, geralmente fogões e aquecedores de água.

Dessa forma o laudo deve conter exatamente o trecho que ele foi testado e os procedimentos adotados; as tubulações de gás que abastecem os apartamentos não devem constar. Vale salientar no exemplo citado que o teste é parcial, ou seja, nem todas as tubulações da edificação foram testadas, mas é possível de ser realizado, desde que o usuário tenha a real percepção da atividade e a empresa responsável pelo teste deixe claro os procedimentos e a finalidade do serviço.

E a ART? Este é o documento que garante a legitimidade do laudo, pois se trata da Anotação de Responsabilidade Técnica, documento expedido por engenheiro capacitado e qualificado junto ao CREA que proporciona credibilidade ao laudo. No laudo deve constar o número da ART a que ela pertence.

Desta forma, sempre que solicitar o teste de estanqueidade de gás, verifique como ele será realizado, quais os critérios, emissão de laudo e ART, para que não ocorram problemas futuros junto a órgãos como Corpo de Bombeiros, prefeitura e até seguradoras.

Nós da Bee Engenharia, que realizamos teste de estanqueidade de gás – com emissão de laudo de estanqueidade e ART – bem como ofereceremos soluções para sistemas de gás canalizado em comércio e residência das regiões metropolitanas de Campinas, Jundiaí e São Paulo, estamos à disposição para atender os propósitos que foram mencionados neste artigo e sempre seguindo as principais normas brasileiras, entre elas a NBR 15356 e NBR 15526.

Entre em contato com a Bee Engenharia

Enviar uma mensagem
Posso ajudar?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?