Certas palavras aparecem na nossa vida de maneira repentina e algumas delas em certos momentos difíceis até de falar, mas dependendo de como acabam fazendo parte do nosso cotidiano ficam tão marcantes que alguns até não esquecem mais, mesmo sem ter que utilizar no dia-a-dia.
No ramo industrial, principalmente em áreas onde ase faz presente sistemas de tubulações, sejam eles em máquinas ou para transporte de fluidos; em algumas áreas do setor automotivo e fabricação de peças há esta palavra para designar uma característica que uma determinada peça ou conjunto de peças deve ter. No ramo do comércio e residência é muito pouco comentado, até o momento em que se tem a necessidade da regularização do AVCB ou CLCB do Corpo de Bombeiros, ou até mesmo quando um vazamento em uma tubulação de gás aparece e algumas necessidades não rotineiras surgem. Estou falando da estanqueidade – ou estanquidade, que vamos ver mais adiante.
A palavra quer representar um estado situacional que se apresenta seco, sem vazamentos, ou conceitos afins. Sua origem vem da palavra estanque, que também quer demonstrar outros significados. Neste momento vamos nos ater a este anteriormente descrito e decidir: qual é a maneira correta de se definir?
Pois bem: o termo estanqueidade é o mais comum praticado no meio profissional, onde até algumas fontes de consulta importantes, como o site do Dicio – Dicionário Online de Português e a enciclopédia E-Civil, também por meio digital, dão as definições para este tipo de grafia.
Porém, quando consultamos o dicionário Michaelis da Língua Portuguesa, não encontramos nenhuma menção a palavra estanqueidade, mas somente a estanquidade.
Desta forma, considero prudente ficar com os dois e avaliar muito bem onde e como utilizar, haja vista a usualidade de um e a identidade bem fundamentada de outro.
Lembrando sempre: nós da Bee Engenharia, que realizamos teste de estanqueidade de gás – com emissão de laudo de estanqueidade e ART – bem como ofereceremos soluções para sistemas de gás canalizado em comércio e residência das regiões metropolitanas de Campinas, Jundiaí e São Paulo, estamos sempre à disposição para executar estes serviços que fazm parte do AVCB e CLCB, órgãos públicos e, principalmente, ara garantir a segurança daqueles que fazem uso do gás combustível em seus lares ou estabelecimentos e sempre seguindo as principais normas brasileiras, entre elas a NBR 15356 e NBR 15526.